Ação inédita trabalha pela valorização da odontologia
Nesta sexta-feira, 25 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Saúde Bucal, data mais do que apropriada para o lançamento da campanha “Sorrir Muda Tudo”. Encabeçada pela ABIMO com apoio das principais entidades e indústrias do setor, a ação visa conscientizar a população sobre a importância da saúde bucal. Para tal, envolverá todos os atores do ciclo de cuidados, atuando pela ampla valorização da odontologia nacional.
“Percebemos que era necessário levar a informação da importância da saúde bucal à toda a população, enfatizando que frequentar o cirurgião-dentista periodicamente para manter em dia a saúde da boca e dos dentes traz reflexos diretos na saúde do corpo”, comenta Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO.
A fim de envolver o público, a campanha – que tem duração de oito meses – atuará com base em três pilares principais: engajamento, histórias reais e saúde bucal e saúde sistêmica.
Assim, utilizando as benesses das redes sociais para compartilhar informações com a ajuda de influenciadores digitais, a ação estimulará a visita ao cirurgião-dentista por apresentar, inclusive, histórias reais de pessoas que tiveram a vida transformada pela odontologia. “Todo esse contexto tem, como objetivo, comprovar a todos que a saúde da boca está diretamente atrelada à saúde do corpo, tendo relação inclusive com doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, enxaqueca e depressão”, diz Rejane Dias, gerente de marketing da ABIMO.
A ação ganhará espaço pela inserção em mídias de grande visibilidade. Além de perfis nas redes sociais, a “Sorrir Muda Tudo” também impactará as pessoas com anúncios em pontos de ônibus, metrô e shoppings. “Estamos confiantes de que a campanha terá um ótimo alcance e temos certeza que o resultado será bastante positivo e de sucesso para todos”, complementa Rejane.
Para a executiva, o apoio das entidades e indústrias é fundamental para o projeto. “Essa união dará muito corpo à ação e ainda não temos como mensurar o tamanho do resultado deste movimento”, relata.
Mês a mês – A “Sorrir Muda Tudo” tem uma programação mês a mês previamente definida. Lançada hoje, 25 de outubro, terá sua primeira ativação durante cerimônia de comemoração do Dia do Cirurgião-Dentista neste sábado, 26 de outubro, na APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), entidade que junto com ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas), ABO (Associação Brasileira de Odontologia), CFO (Conselho Federal de Odontologia) e CRO SP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) apoia a campanha.
A partir de novembro, a cada mês a campanha abordará um tema específico a fim de mostrar como a saúde bucal tem interferência direta na saúde sistêmica. Em novembro, a ação tratará de nutrição enfatizando diabetes e doença periodontal. Em dezembro, a “Sorrir Muda Tudo” estará direcionada às crianças para tratar sobre ortodontia.
Já em 2020, em janeiro, o tema principal será relacionamento social e a abordagem estará direcionada à implantes dentários. Em fevereiro, enfatizará a importância de exames de rotina para prevenção do câncer bucal.
Com a chegada do mês de março, quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, a campanha lança a temática “Março Brilhante” para tratar da saúde da boca como um todo. Com um grande rol de atividades, a “Sorrir Muda Tudo” visa ganhar ainda maior repercussão neste mês.
Em abril, retoma os temas mensais ao tratar de doenças coronárias relacionadas à saúde bucal e, em maio, mês de encerramento da primeira etapa da campanha, o foco estará na maternidade para tratar de gravidez e família.
Fonte: ABIMO