FIO SE REUNE COM COORDENAÇÃO DE SAÚDE BUCAL E APRESENTA SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DA ODONTOLOGIA BRASILEIRA.
A Federação Interestadual dos Odontologistas representada pelo seu Presidente José Carrijo Brom e pela Dra. Rosângela Camapum, diretora do sindicato do Distrito Federal esteve em reunião no dia 11/04/22, no Ministério da Saúde com a Coordenação Geral de Saúde Bucal representada pelo dr. Wellington Carvalho, da Dra. Élem Sampaio Sub Coordenadora, e das Doutoras Gisele e Ana Beatriz, assessoras. No ato foi entregue um documento, com 44 itens de contribuições, fruto de um trabalho da Comissão Intersetorial de Saúde Bucal do Conselho Nacional de Saúde, com propostas para aperfeiçoamento e melhoria da Política Nacional de Saúde Bucal. Aproveitamos a oportunidade para colocar a Federação à disposição para poder contribuir nesse processo de ampliação e fortalecimento da PNSB, ao mesmo tempo, fizemos algumas colocações de pontos que consideramos importantes, tais como:
1- A transformação da Política Nacional de Saúde Bucal em política de Estado, portanto é de fundamental importância o apoio da Coordenação à aprovação deste projeto no Congresso Nacional.
2- Enfatizamos a importância do apoio à 4ª Conferência Nacional de Saúde Bucal.
3- A valorização da Odontologia Hospitalar e sua ampliação como política pública.
4- Tratamos da questão da educação permanente até porque o Ministério colocou em consulta pública, 22 diretrizes que tratam de práticas odontológicas na Atenção Primária em Saúde. O apoio e o incentivo à educação permanente pela CGSB são fundamentais.
5- Que a Coordenação estimule a paridade entre as equipes da Estratégia de Saúde da Família e a equipe de Saúde Bucal. É preciso ter um estímulo para que se possa ampliar o atendimento e melhorar o acesso da população.
6- A preocupação com valores do custeio das equipes, para os CEOs e Laboratórios, pois o último reajuste foi em 2020.
Veja também aqui :https://www.instagram.com/p/CcRgSJxMZFL/?igshid=MDJmNzVkMjY=