O Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte – SOERN e Conselho Regional de Odontologia do RN – CRO-RN estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (09), em Arez, com o secretário de saúde municipal, após denúncias feitas por profissionais.
O município só possui três cirurgiões-dentistas concursados e após o secretário da atual gestão assumir, afastou os profissionais que estavam lotados no Programa Saúde Família e os transferiu, sem motivo, para as unidades na zona rural, perdendo assim a gratificação oriunda do Governo Federal dentro da Estratégia Saúde da Família.
Na reunião, o secretário de forma abusiva e autoritária, humilhou os profissionais que estavam na reunião querendo uma justificativa para a transferencia, os chamou de desqualificados, e que agora os profissionais iriam “rezar na cartilha dele”, e os mesmos eram imerecedores de tal função e gratificação, e que quem mandava na Pasta era ele, passando pela autoridade até mesmo do atual prefeito Bergson Iduino.
Os profissionais contratados para assumir o posto da saúde da família, são cirurgiões-dentistas que não passaram por nenhuma seleção, sendo assim, cargos comissionados.
As entidades da odontologia irão denunciar o secretário junto ao Ministério Público para que medidas sejam tomadas.
O nome e nem imagens do secretário foram publicados na matéria por proibição do mesmo.