Ontem (27), o do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sedru Cavalcanti se reuniu com a Promotora de Saúde do Ministério Público, Dra. Raquel Batista de Ataide Fagundes e com o presidente do SOERN, dr. Ivan Tavares para tratarem sobre a questão da Saúde Bucal no município de Natal.
Com uma pauta extensa, os representantes das entidades em questão abordaram temas, como: a Necessidade de ampliação da cobertura de equipes de Saúde Bucal na Atenção Básica; Necessidade de ampliação de oferta de especialidades nos CEOs, a exemplo de Odontopediatria, Endodontia e Prótese; Convocação do cadastro de reserva para suprir lacunas existentes; Instituição dos Fóruns Temáticos de Saúde Bucal; Necessidade dos serviços concernentes ao abastecimento de insumos, instrumentais e manutenção de equipamentos, Adaptação dos ambientes de atendimento nos postos em função da pandemia, frisando a necessidade de uma sala por profissional/paciente entre outros.
Na opinião de Sedru Cavalcanti, “Discutir a Saúde Bucal como um direito da população e reunir esforços da sociedade e entidades deve ser o objetivo desses espaços de discussão”.
Já Ivan Tavares disse que “Saúde não é despesa. É investimento na melhoria de vida da população”.
Na ocasião, a promotora ouviu as demandas do Conselho Municipal e do Sindicato e como encaminhamento se teve: a identificação da necessidade real do município em completar equipes de saúde, definir fluxos e garantir estrutura e fortalecer a política Inter setorial em Saúde Bucal.