O cirurgião-dentista Dr. Swedenberger do Nascimento Barbosa, mais conhecido como Berger, foi empossado na última segunda-feira (2), como novo secretário-executivo do Ministério da Saúde, segundo cargo mais importante da pasta. A ministra Nísia Trindade também tomou posse neste dia. A cerimônia do novo escalão do MS foi acompanhada pela governadora do RN Fátima Bezerra, e o secretário estadual de saúde Cipriano Maia.
Berger é professor universitário, doutor em Ciências da Saúde, e graduado em Odontologia pela UFRN. Fundou e presidiu a Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO).
Trabalhou nas gestões Lula e Dilma entre 2003 e 2012, exerceu cargos como chefe de Gabinete-Adjunto da Presidência da República de Lula e secretário-executivo da Casa Civil.
Em sua trajetória na gestão pública, destacou-se, por ser um dos idealizadores do programa “Brasil Sorridente”, maior programa de política de saúde bucal implantado no Brasil, que modificou a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso à serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS).
O SOERN e a FIO acreditam que a nomeação de Berger traz luz ao fortalecimento da Política Nacional de Saúde Bucal tendo em vista o seu conhecimento, o compromisso histórico com a saúde pública e a capacidade de gestão, assim como para resgatar a força do Ministério da Saúde e do SUS.