Cerca de 70 profissionais foram lançados ao mercado desde o oferta da primeira turma
O SOERN realizou nesta quarta-feira,15, a solenidade de formatura da 3ª turma do curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar. Um momento especial, de muita celebração com apresentações culturais, homenagem aos dentistas, entrega de certificados e distribuição de brindes, e coquetel! Quatorze novos profissionais foram certificados para exercer o ofício. Ao todo, o curso promovido pelo SOERN em parceria com a H3Odonto, já formou 66 profissionais habilitados para atuar em equipes multiprofissionais.
O evento reuniu além dos formandos e familiares, autoridades locais e preceptores. A cerimônia foi conduzida pelo diretor do SOERN Dr. Flávio Calife, que também foi preceptor do curso. A mesa foi composta pelo Dr. Ivan Tavares, presidente do SOERN; a Dra Diana Rosado uma das coordenadoras do curso de Odontologia Hospitalar; a presidente do CRO Dra Jane Nóbrega; a Dra. Leidiane Queiroz, diretora do Hospital João Machado; Dra Rossana Mota, coordenadora de saúde bucal de Natal; e Dra Cláudia Melo, diretora da Escola de Saúde Pública do RN (ESPRN).
O presidente do SOERN destacou a trajetória do curso de OH iniciado com a primeira turma em 2012, falou da parceria com os hospitais para execução das aulas práticas e lembrou a importância do trabalho sindical.“Um sindicato tem, como prerrogativas: a luta política em defesa da classe trabalhadora que compõe a categoria; investir nas ações sociais e culturais e agir, quando necessário, na área educacional, na formação, qualificação e aperfeiçoamento profissional. Quando sonhamos juntos, para consecução desta tarefa, sabíamos que era pra sempre. Pensamos na expansão do mercado de trabalho profissional vislumbrando a inserção definitiva do CD nas equipes multiprofissionais hospitalares, que até então estavam incompletas com a ausência destes. Hoje, graças a esse sonho, temos uma realidade: CD’s em quase todos os hospitais públicos”.
Aos formandos afirmou: “Somos importantes na manutenção da saúde pública brasileira. A especialidade ora evocada, necessita que cada um de vocês possa fazer a boa política da transformação e do desenvolvimento para alcançar o patamar que toda categoria, e também a sociedade em geral, desejam ”, disse.
Além da estética
As coordenadoras do curso Dra. Diana Rosado e Dra Cecília Aguiar abordaram a trajetória da Odontologia Hospitalar e os benefícios da especialidade. “Os benefícios vão além da estética, incluem melhora do quadro clínico do paciente, das condições psicológicas e da qualidade de vida até o último dia – quando falamos em cuidados paliativos e qualidade de morte. Os benefícios são inegáveis e necessitam de abrangência no Brasil”, disse a professora Diana.
A Dra Cecília Aguiar argumentou a importância dos CD no ambiente hospitalar, sobretudo na pandemia e agradeceu a parceria com o SOERN ao proporcionar o melhor em qualificação. “A Odontologia nunca mais será a mesma. O cirurgião-dentista participou da linha de frente e recebeu maior reconhecimento em relação à recuperação dos pacientes críticos, enquanto muitos ambulatórios ficaram fechados e funcionando apenas em caráter de urgência”.
Representando a turma, o Dr. Thiago Emanuel Silva de Lima afirmou o poder de cura do profissional de Odontologia Hospitalar.“ É ter um olhar sobre humanização. É tornar o hospital um lugar aconchegante e fazer com que o paciente se sinta em casa”, afirmou.
A cerimônia foi encerrada com uma apresentação musical e, em seguida, foi oferecido um coquetel aos presentes.