O SOERN participou de reunião com a coordenação de Saúde Bucal de Natal no último dia 29 de setembro. A reunião foi um dos encaminhamentos de Assembleia com a categoria para relatar a gestão as queixas dos profissionais. Foram apresentadas denúncias que chegam ao Sindicato e sobre as condições de trabalho, falta de insumos adequados, e assédio moral sofridos pelos trabalhadores.
Participaram da reunião, os diretores Flávio Calife, Sedru Cavalcanti, Angélica Mendonça, Isaías Lopes e as colegas cirurgiões-dentistas Lívia Oliveira (UsF África) e Uêdja Oliveira (UsF Guarapes).
Durante a reunião, os diretores do SOERN abordaram sobre a necessidade de ampliação da cobertura de Saúde Bucal do município que atualmente cobre apenas 42% da população de Natal. Há a necessidade de equiparação de equipes ESF/ESB. Segundo coordenação, hoje a capital tem apenas 59 equipes consistidas.
Sobre as denúncias dos vencimentos, gratificações e insalubridade não recebidas pelos profissionais, a coordenação de Saúde Bucal disse estar ciente mas por não ter governabilidade para deliberar sobre a demanda esta será tratada em agenda com o secretário municipal de saúde.
Foi proposto pelo SOERN a criação de uma Comissão com profissionais da rede para qualificar a especificação dos insumos a serem objeto de compra. A coordenação apresentou a expectativa da criação de um núcleo para gerenciar a Saúde Bucal de Natal.
Além disso, foi abordado sobre o atual modelo de Acolhimento implementado nas unidades de saúde e do processo de trabalho do cirurgião-dentista no acolhimento em saúde bucal à população. A proposta apresentada não foi acatada, e a gestão apresentou uma contraproposta que será levada à base em Assembleia.
Portaria do Ministério da Saúde Nº 960/2023
Foi confirmado que Natal já está recebendo recursos advindos da portaria do Ministério da Saúde Nº 960/2023. A Minuta construída por nossa Comissão de Base deve ser apresentada à Câmara, durante a nossa programação da semana do dentista. ‘”Espera-se o apoio dos vereadores e vereadoras de Natal na luta por uma Saúde Bucal digna aos usuários e profissionais da rede” afirma Sedru Cavalcanti.
Ao final da reunião, a coordenadora Dra Rossana Mota falou sobre a importância da reunião. “A reunião foi muito construtiva. Achei o encontro excelente pois reforça o diálogo entre a coordenação e a ponta”, afirmou.
Para o diretor do SOERN Sedru Cavalcanti a reunião foi importante e necessária. ”É preciso avançarmos mais em pontos que incidem diretamente no dia-a-dia dos profissionais” avalia.